Vai Falar na Reunião Sacramental?
Como você pode escrever um discurso significativo? Veja algumas ideias sobre como preparar, organizar e dar seu discurso.
Foi pedido que você falasse na reunião sacramental. O que você faz? Primeiro, relaxe. Lembre-se, a congregação está do seu lado e todos querem que você dê um ótimo discurso.
Um dos propósitos da reunião sacramental é “ensinar o evangelho” e “fortalecer a fé e o testemunho” (Administração da Igreja, 2010, p. 147). O Senhor e os líderes de sua ala confiaram a você, jovem, parte dessa responsabilidade, por isso o chamaram como orador. Você terá a oportunidade de ensinar e inspirar os membros de sua ala ou ramo. Então, como você pode escrever um discurso significativo? Veja algumas ideias sobre como preparar, organizar e dar seu discurso.
1. Preparar e Ensinar pelo Espírito
Doutrina e Convênios 42:14 nos ensina como obter a influência do Espírito ao ensinar: “E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé”. Inicie a preparação de seu discurso com uma oração sincera. O Espírito Santo “mostrará todas as coisas que [você deve] fazer” ao preparar e dar seu discurso (2 Néfi 32:5). Peça a Deus que ilumine sua mente para que você saiba o que deve falar e qual a melhor maneira de passar as informações.
Uma parte importante dessa preparação é começar a escrever seu discurso assim que receber a designação de fazê-lo. O Élder Jeffrey R. Holland disse: “Quero incentivá-los a que comecem a imaginar e a planejar antecipadamente qualquer [discurso] que precisem dar” (“Ensinar e Aprender na Igreja” [Treinamento Mundial de Liderança, 10 de fevereiro de 2007], A Liahona, junho de 2007, p. 58). A preparação antecipada vai dar-lhe mais tempo para receber ideias e inspiração.
2. Organizar
Ao selecionar em espírito de oração o que você vai falar em seu discurso, leve em consideração estes quatro elementos principais que podem estar organizados em qualquer ordem.
- Fale de uma doutrina ou um princípio relacionado ao seu tema.
- Utilize as escrituras para ensinar a respeito da doutrina (ver D&C 42:12; 52:9) e explique como essa doutrina é importante para a congregação.
- Conte experiências que edifiquem a fé das pessoas — fale especialmente de suas experiências pessoais.
- Preste seu testemunho do tema e de tudo o mais que se sentir inspirado a testificar.
3. Fale de Coração
É sempre melhor preparar um esboço simples do que você irá falar em vez de escrever e ler todo o discurso palavra por palavra. Ler um discurso pode fazer com que você se restrinja a falar exatamente o que está escrito em vez de fazer adaptações conforme o Espírito Santo o inspirar naquele momento (ver D&C 100:6).
O Presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008) ensinou: “Devemos (…) [falar usando] mais o coração do que os livros” (Ensinamentos de Gordon B. Hinckley , 1997, p.101). Se suas experiências pessoais e seu testemunho forem uma parte importante de seu discurso, é mais provável que você fale de coração e influencie aqueles que ouvirão suas palavras.
Lembre-se de que os líderes de sua ala pediram a você que falasse sobre o tema, por isso, não conte somente com pensamentos e histórias de outras pessoas. Se seguir o Espírito ao preparar e dar o discurso, Ele irá ajudá-lo a saber o que dizer quando falar aos membros de sua ala ou de seu ramo.
Dicas para a Preparação
- Comece a pensar no tema assim que for designado a dar o discurso.
- Ore para obter a orientação do Espírito enquanto você decide o que vai falar.
- Reflita sobre suas próprias experiências relacionadas ao tema e como você vai compartilhá-las.
- Leia a respeito do tema nas escrituras. Marque ou escreva as coisas que você se sentir inspirado a usar.
Dicas para a Apresentação
- Pratique dar seu discurso em frente ao espelho antecipadamente ou apresente-o a um membro da família.
- Não inicie dizendo a todos o quanto você se sente inadequado ou que não queria dar o discurso.
- Fale devagar, com clareza e num tom de voz alto o suficiente para todos ouvirem.
- Mantenha uma postura ereta enquanto fala.
- Não movimente as mãos excessivamente. Moças, se vocês costumam mexer nos cabelos ou nos acessórios, é melhor deixar seu cabelo para trás e suas bijuterias em casa.
- Não leia seu discurso com a cabeça baixa. Olhe para frente o máximo possível e tente olhar nos olhos das pessoas da congregação.
- Se ficar nervoso, dê uma pausa e respire fundo. Depois siga com seu discurso.
Recursos Úteis
Ao preparar o discurso, lembre-se das histórias das escrituras que você estudou e considere também estudar o tema nas seguintes referências do evangelho:
- Guia para Estudo das Escrituras: No final da combinação tríplice das escrituras e pela Internet você encontra definições e escrituras pesquisando o tema do discurso.
- Conferência Geral: Os discursos dos líderes da Igreja na conferência geral são excelentes recursos para estudar seu tema. Os relatórios das conferências são publicados nas edições de maio e novembro da revistaA Liahona ou na Internet no site conference.LDS.org. Você vai encontrar também resumos e citações interessantes da conferência [em inglês] para os jovens nas edições de maio e novembro da revista New Era.
- Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho: Este livreto contém definições e informações adicionais sobre muitos assuntos relacionados ao evangelho.
- Para o Vigor da Juventude: Muitos dos temas que possivelmente lhe serão dados podem ser encontrados nesse livreto.
- LDS.org: No site oficial da Igreja, LDS.org, você pode pesquisar artigos, discursos e outros materiais sobre seu tema. Basta digitar o tema na barra de pesquisa que fica no canto superior direito da página.
- Youth.LDS.org: No site youth.LDS.org, desenvolvido especialmente para os jovens, você pode pesquisar mais sobre os padrões em Para o Vigor da Juventude, encontrar citações e discursos de líderes da Igreja e também pesquisar artigos sobre seu tema.